Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Materiais (PDI)

Materiais Poliméricos

DI - Desenvolvimento e Inovação

Nanocompósitos Poliméricos

Nanocompósitos poliméricos são compósitos onde a fase dispersa (particulada) apresenta pelo menos uma de suas dimensões inferior a 100 nanômetros (nm).

Com a diminuição do tamanho das partículas incorporadas na matriz polimérica, as áreas superficial e interfacial aumentam.

Com isso consegue-se obter a otimização de inúmeras propriedades em relação aos materiais puros, com pequena alteração do volume específico e pureza do material original.

No entanto, as dimensões nanométricas e a elevada energia superficial das nanopartículas dificultam o processamento e dispersão na matriz polimérica, podendo formar grandes aglomerados.

Exemplos de nanopartículas pode-se citar os nanotubos de carbono, grafeno, nanoargilas e diversos nanóxidos metálicos.

Neste sentido o CCDM vem desenvolvendo projetos de pesquisa com os nanóxidos metálicos de titânio (TiO2), silício (SiO2) e alumínio (Al2O3) incorporados em matrizes de poliamidas (PA11 e PA6) e polietilenos.

Além de nanopartículas de Nitreto de Boro hexagonal (hBN) incorporado em diferentes matrizes poliméricas termoplásticas, e também em materiais utilizados no estado líquido na temperatura ambiente.

Para obter nanocompósitos poliméricos com propriedades otimizadas é fundamental o ajuste da interface polímero-nanopartícula, devido ao caráter, normalmente, hidrofóbico da matriz polimérica e hidrofílico das nanopartículas (cerâmicas ou metálicas).

Serviços Relacionados