Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Materiais (PDI)

Materiais Poliméricos

DI - Desenvolvimento e Inovação

Compósitos com Fibras Naturais

Fibras Naturais são classificadas de acordo com a origem: vegetal, animal ou mineral, e são aplicadas em escala micro e nanométrica, no reforço de matrizes poliméricas, para melhoraria de propriedades mecânicas e estabilidade térmica de materiais compósitos.

As fibras de origem vegetal (lignocelulósicos) e animal são conhecidas como biofibras, e proporcionam leveza e sustentabilidade.

A maioria das biofibras são oriundas de resíduos pós-consumo ou industrial, e portanto associadas a problemas ambientais.

Algumas limitações das biofibras para reforçar polímeros são a dificuldade de homogeneizar com a matriz polimérica, temperaturas de processamento menores que 200 ºC e elevada absorção de água, que alteram propriedades mecânicas e facilitam crescimento de fungos.

Neste sentido, o CCDM vem desenvolvendo materiais compósitos com biofibras, em projetos privados e públicos que utilizam fibras contidas em diferentes tipos de farinha de madeira, que são incorporadas em matrizes poliméricas como Polipropileno, Polietilenos e Polivinil Butiral.

Outros compósitos desenvolvidos pelo CCDM utilizam materiais lignocelulósicos como a Luffa cylíndrica (Bucha de banho) e Bertholletia excelsa (Castanha do Brasil), incorporados em matrizes poliméricas termoplásticas.

O couro que é uma biofibra animal e está disponível em grande quantidade na forma de resíduos, também é estuda e patenteada pelo CCDM, com sua incorporação em diferentes matrizes termoplásticas.

Serviços Relacionados