Consultoria em Análise de Falhas, Identificação e Revisão Bibliográfica

Materiais Poliméricos

Revisão Bibliográfica Sobre Materiais Poliméricos

Início » Consultoria em Análise de Falhas, Identificação e Revisão Bibliográfica » POLÍMEROS » Revisão Bibliográfica Sobre Materiais Poliméricos

Revisão Bibliográfica Sobre Materiais Poliméricos

A Revisão da Literatura ou o conhecimento do Estado da Arte é o ponto de partida para o desenvolvimento de projetos de pesquisa científica e tecnológica, resolução de problemas recorrentes na indústria e indicador de viabilidade técnico-científica para desenvolvimentos futuros. Para os projetos de pesquisa científica, a revisão da literatura é bastante óbvia, uma vez que ela será a base para que novos conhecimentos científicos sejam gerados, e também para que não se investigue algo registrado na forma de artigos científicos e/ou patentes. Para projetos de desenvolvimento tecnológico, algumas vezes a revisão da literatura não é encarada como fundamental para a pesquisa, pois o mais importante seria a experiência do líder do projeto e sua equipe.

No entanto, isso poderia acarretar insucessos no desenvolvimento e objetivos do projeto, uma vez que nesses projetos o objetivo final é muito claro e visa no final à obtenção de um material ou produto para alguma aplicação normalmente específica. Ao final desses projetos tecnológicos podem ser geradas não só patentes, mas também artigos científicos, pois a explicação dos resultados tecnológicos (positivo ou negativo) passa necessariamente pelos conceitos científicos, que devem ser explicados e muitas vezes investigados mais profundamente.

A resolução de problemas industriais recorrentes é muitas vezes obtida com análises de falhas, mas em alguns casos é necessário o conhecimento do estado da arte sobre o tema, para entendimento profundo daquilo que já foi investigado e registrado nos cenários científico e tecnológico. Pode ser que haja algum componente do material ou processo de fabricação, que esteja influenciando nas características negativas do produto e não detectado na análise de falhas, mas que já tenha sido estudado por pesquisadores.

Finalmente, outra aplicação da revisão bibliográfica seria a viabilidade técnico-científica, para implementação de um projeto de pesquisa e desenvolvimento. Para uma empresa, ou mesmo institutos de pesquisa e universidades, é importante conhecer o estado da arte de um determinado assunto, para se delinear os caminhos e estratégias de desenvolvimento, quantificando as possibilidades ou não de sucesso, baseado naquilo que já se conhece sobre um determinado tema.

Assim, para realizar sua revisão bibliográfica sobre materiais polímeros em temas específicos, entre em contato com o CCDM, pois possuímos uma equipe formada por Engenheiros, Mestres e Doutores que atuam juntos a mais de 18 anos, e com larga experiência na realização de Pesquisas Bibliográficas de acordo com sua necessidade.

Serviços Relacionados